Dicas para escolher as músicas do seu casamento

Como fazer uma cerimônia de casamento

Como fazer uma cerimônia de casamento

Entenda qual é o roteiro de uma cerimônia de casamento e como fazer deste dia o melhor da sua vida.

Já aconteceu o pedido e agora você precisa planejar a cerimônia de casamento? Tudo precisa estar perfeito, afinal, é um Grande Dia não só para os pombinhos, como para quem está torcendo para os dois.

Comida, bebida, decoração, vestido, alianças… Ufa! São muitas coisas e tudo precisa estar alinhado para fazer deste dia o melhor da sua vida.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com um passo a passo de como conduzir esse dia tão especial. Então, pegue papel e caneta e vamos colocar a mão na massa.

Organizador da cerimônia de casamento

Antes de mais nada, é importante você saber que o estilo da sua festa influencia, e muito, em quem será o organizador. Por exemplo, se for um casamento religioso, é a instituição que conduz todos os protocolos.

Dito isso, estamos preparados para o passo a passo que disponibilizamos. Vamos lá?

Entrada do noivo

Quem faz a abertura do casamento é sempre o noivo. É ele quem dita como esse momento vai acontecer: se ele apenas vai entrar e esperar sua futura esposa, se vai fazer alguma dança durante a entrada, entre outras ideias.

Entrada de pais e padrinhos

A segunda etapa da cerimônia de casamento é a entrada dos pais e, em seguida, dos padrinhos. Agora, quem vai escolher qual padrinho entra primeiro são os noivos.

Muitas vezes, eles escolhem os familiares, os amigos mais antigos e, por fim, os amigos mais novos. Isso você pode escolher com calma, certo?

Floristas

Você sabe de onde surgiu a tradição das floristas? Elas entram antes da noiva para abrir passagem para ela e representam um caminho suave e perfumado para a entrada em grande estilo.

Por mais que estejamos acostumados com crianças brilhando nesse momento, muitos estão incluindo os avós para representarem o vigor, sabedoria, força e longevidade das gerações passadas da família

Entrada da noiva

Apesar da cerimônia de casamento toda ser linda, a entrada da noiva é o momento mais esperado por todos. Os olhos ansiosos querem conferir cada detalhe desse momento. Desde a música que está tocando, o vestido, penteado, buquê, etc.

Votos de casamento

Este momento é bastante livre. Geralmente acontece um discurso de boas-vindas, uma mensagem bonita sobre o casal e o que toda a cerimônia representa para a vida dos noivos. Após essa introdução, acontecem os votos de casamento.

Você pode ter mais detalhes sobre votos de casamento clicando aqui.

Troca das alianças

Apesar de muitos já estarem chorando faz tempo, este momento é o que mais enchem os olhinhos d’água. Geralmente, são os pajens e as daminhas que entregam as alianças, porém a regra é: este ato precisa acontecer com a pessoa que mais represente importância para os noivos.

Ah, não vamos esquecer do tão esperado “eu vos declaro marido e mulher”! É agora que ninguém se aguenta de felicidade!

Cumprimentos e saída

O último passo da cerimônia de casamento são os cumprimentos, que podem acontecer de duas formas: Os padrinhos indo em direção dos noivos ou marido e mulher passando de casal por casal.

Independente da forma escolhida, a ordem da saída acontece de forma contrária a entrada, ou seja: primeiro os padrinhos se retiram, seguidos pelos pais, floristas, pajens e, por último, o casal.

Pronto! Agora você já sabe como acontece o roteiro de uma cerimônia de casamento. Caso ainda esteja pesquisando o local ideal para o melhor dia da sua vida, conheça o Espaço Pallazium.

Ele é referência em realizar sonhos. Isso porque tem experiência no assunto, são mais de 180 momentos inesquecíveis produzidos. Acesse as redes sociais para saber mais.