Dicas para escolher as músicas do seu casamento

Checklist para Casamento: Saiba tudo que precisa para organizar seu casamento

Checklist para Casamento: Saiba tudo que precisa para organizar seu casamento

Ficou noiva? Sabemos que organizar uma cerimônia não é uma tarefa fácil. É importante fazer um checklist de casamento para ter a certeza de que não está esquecendo de nenhum detalhe.

Por termos que pensar em muitas coisas, é importante seguir uma lista para conseguir organizar o tempo e dar conta de tudo. Pensando nisso, fizemos um checklist de casamento completo. Continue a leitura para conferir.

Checklist de casamento: 12 meses ou mais

ORÇAMENTO:

Antes de qualquer coisa, é preciso saber até quanto vocês podem gastar para poderem definir com mais certeza cada detalhe. Sente com o seu noivo e alinhe as expectativas de cada um.

LISTA DE CONVIDADOS:

Um dos fatores que influenciam muito no custo do casamento é a quantidade de convidados. Além disso, a lista de convidados deve ser feita para sabermos o tamanho do espaço que será alugado.

ESTILO DO CASAMENTO

Vocês sonham em se casar na igreja? Ou seria mais legal uma cerimônia na praia? A festa vai ser em uma chácara ou em um buffet? Escolham o estilo que mais combina com vocês.

ASSESSORA/CERIMONIALISTA

Esse é um item muito importante do checklist de casamento. Isso porque preparar uma cerimônia é, realmente, uma tarefa trabalhosa. Marque reuniões com diversos profissionais para conseguir encontrar o que tenha o perfil ideal do casal.

LOCAL:

Este será o dia mais importante da sua vida, então procure com calma e paciência o lugar que mais faça sentido para vocês (noivos), para o estilo do casamento e convidados.

Também é importante verificar outros detalhes, como segurança, estacionamento, louça, entre outros.

REGISTROS:

As fotos e vídeos serão as melhores lembranças desse dia tão especial. Então, não hesite em procurar referências de outros casamentos para escolher os melhores profissionais para gravar esse momento.

Não se esqueça de que o estilo e afinidade com os fornecedores são pontos importantes para levar em consideração.

Checklist de casamento: 8 meses ou mais

VESTIDO:

Você já tem ideia de como quer seu vestido? Ele vai ser sob medida, comprado ou alugado? Pesquise qual seu estilo preferido e qual profissional irá alcançar suas expectativas.

DECORAÇÃO:

Como o dia é de vocês, a decoração é a responsável por deixar esse momento a cara do casal. Comprem revistas, assistam vídeos e peçam auxílio para quem entende do assunto.

COMIDA:

Primeiro, escolha o menu. Quais serão os pratos e aperitivos servidos? Depois, escolha o tipo de serviço. Será self-service, as pessoas serão servidas na mesa?

Após escolherem os pontos acima, os noivos devem fazer a degustação dos pratos para garantir que tudo esteja perfeito. Outro ponto que você não pode esquecer é a alimentação dos profissionais do dia. 

ATRAÇÕES:

Esse item do checklist de casamento garante que você curta de verdade o melhor dia da sua vida. Faça uma lista com as músicas que não podem faltar neste dia e avise seus fornecedores.

Procure a banda ou DJ para a cerimônia, jantar e festa. Você também pode oferecer uma proposta nova de atração. Já pensou em contratar artistas de circo para alegrar ainda mais a noite?

PADRINHOS E MADRINHAS, DAMINHAS E PAJENS:

Essa é uma das tarefas mais difíceis. Decidir quem você realmente faz questão que viva esse momento com você pode ser muito complicado, principalmente se você tiver um ciclo social grande e diverso.

Após essa missão, decida a cor do traje deles e procure fazer convites especiais. Na internet existem diversas referências para você se inspirar.

SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO

Uma cerimônia animada exige luzes e som, não é mesmo? Microfones, música, luz na pista, festa e muito mais! Porém, é preciso que um profissional fique encarregado por essa parte. 

Por isso, converse com o seu fornecedor e veja o que o seu casamento vai precisar para atingir as expectativas de vocês.

Checklist de Casamento: 6 meses ou mais

DANÇA:

Se o casal quiser fazer o momento da dança, é importante contratar quem vai fazer a coreografia e começar os preparativos de ensaio. Cursos de dança são uma ótima atividade física para cuidar do visual e preparar para que você dance a noite toda.

TRATAMENTO DE BELEZA:

A autoestima é um marco-chave para podermos aproveitar bem os momentos. Por isso, intensifique seus cuidados de beleza para se sentir ainda melhor no dia mais feliz da sua vida.

PAPELARIA:

Chegou o grande – e complicado – momento de encomendar o convite do seu casamento. Aproveitem, também, para definir todos os materiais que vocês esperam no grande dia, como plaquinhas, cartão de agradecimento, menu, entre outros.

DOCES:

Talvez, essa seja a melhor tarefa do checklist de casamento. Procure fornecedores diferentes para vocês poderem degustar diversos docinhos, faça orçamentos e defina a quantidade.

Ah, não se esqueça que a apresentação deles é importante. Então, veja quem será o responsável pelas forminhas e organização da mesa de doces.

LISTA DE PRESENTES:

O ideal é escolher pelo menos duas lojas para montar a lista de presente de casamento. Veja o que vocês realmente vão precisar e lembrem-se de variar os valores para ajudar os convidados que não podem arcar com muito.

Checklist de casamento: 5 meses ou mais

SITE DO CASAMENTO 

O site de casamento é uma ferramenta muito importante para concentrar, em um só lugar, todos os detalhes desse dia especial. Lá, todos podem encontrar a lista de presentes, trajes, informações do local e muito mais.

HOTÉIS E SALÕES:

Muitos convidados podem morar longe e vão precisar de algum lugar para hospedagem. Pensando nisso, indique hotéis e salões de beleza para que eles possam se arrumar confortavelmente.

Dependendo da quantidade de pessoas, quem sabe você não consegue um desconto em algum serviços…

ENTREGA DOS CONVITES:

Para quem você tem fácil acesso, dê prioridade para entregar os convites pessoalmente. Isso demonstra carinho e dá mais ansiedade no convidado para o casamento.

Também é uma forma de já começar as comemorações com quem você ama.

DIA DA NOIVA:

Visite diferentes salões para conhecer os pacotes específicos para noivas e o trabalho dos profissionais. Este dia tem que ser perfeito. Então, garanta que você está agendando o seu dia da noiva em um lugar que possa confiar de olhos fechados.

BOLO:

Além do sabor e aparência do bolo, é importante definir com antecedência o topo dele. Muitos trabalhos são manuais, assim, os profissionais precisam de um certo período de tempo para conseguir entregar a tempo.

ACESSÓRIOS:

Grinalda, brincos, anéis e qualquer outro tipo de acessório. Decida se vai querer comprar, pedir emprestado ou alugar de alguém. Faça isso com antecedência para garanti-los nesse dia tão especial.

Checklist do casamento: 3 meses ou mais

 LEMBRANCINHAS:

As lembrancinhas precisam ser úteis e gostosas. Existe muita coisa na internet para você se inspirar. Capriche na escolha e encomende com quem confia.

BUQUÊ

Você tem flores preferidas? Faltando três meses para o casamento é importante já começar a fazer orçamentos, definir as flores, as cores e arranjos.

Checklist do casamento: 2 meses ou mais

SAPATO:

Escolha o estilo do sapato que você vai querer. Lembre-se: muitas vezes, não dá para garantir conforto e beleza no mesmo calçado, então veja o que é prioridade para você.

Uma dica é comprá-lo com antecedência para lacear e não machucar o pé durante o dia do seu casamento.

ENSAIO PRÉ-WEDDING:

As fotos tiradas no pré-wedding costumam ficar perfeitas e podem ser usadas lá no dia da cerimônia. Também é um ensaio para os flashes do Grande Dia.

CARRO E MOTORISTA:

Você tem sonho de chegar no casamento naqueles carros antigos ou limosines? Já veja onde você vai alugar seu carro e quem será o motorista.

O ideal é que você tenha alguém para te levar para cima e para baixo nesse dia tão especial. Além de prático, você não precisa se preocupar em dirigir.

RECREAÇÃO INFANTIL:

As crianças merecem se divertir e os pais merecem descanso. Procure uma equipe para entreter os pequenos e, se possível, prepare um espaço kids. Assim, todos podem ficar confortáveis durante a festa.

Checklist do casamento: 30 dias

TESTE DE VESTIDO E MAQUIAGEM:

Tente marcar a prova do vestido no mesmo dia que o teste de maquiagem e cabelo. Assim, você pode se ver como noiva e mudar algo com tempo suficiente, caso não goste de alguma combinação.

REUNIÕES:

É importante que você faça uma reunião com um responsável de cada departamento, como:

  • Assessoria;
  • Som;
  • Imagem;
  • Geral.

Com o pessoal da assessoria, essa reunião vai servir para alinhar os detalhes finais, entregar as cópias dos contratos e definir um roteiro para o dia do casamento.

Já para o responsável pela música, é importante relembrar quais são as mais importantes para o casal e quais não devem tocar durante o casamento de jeito nenhum.

Os fotógrafos e videomakers precisam saber quais cenas e momentos especiais vocês esperam que sejam registrados. Ah, outro ponto importante de ser falado nessa reunião é caso tenha alguma surpresa programada.

E, por último, marque uma reunião final com todos os fornecedores para alinhar os últimos detalhes. Deixe bem claro todas as suas expectativas para esse grande dia.

ALIANÇAS:

Caso vocês optem por usar as mesmas alianças do noivado, é preciso levar para polir e gravar a data e os nomes dos dois. Caso queiram uma nova, já escolham o modelo que preferirem.

Checklist de casamento: 15 dias

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA:

Até este momento, já é necessário que alguém confirme as presenças para poder informar o buffet a quantidade confirmada de convidados. Assim, é possível fazer um planejamento melhor do seu casamento.

VOTOS:

Na hora de fazer os votos de casamento, lembre-se de todos os momentos bons que viveram juntos, todos os sentimentos que um desperta no outro, como o seu amor te ajudou a crescer e se transformar em quem você é hoje.

Não tenha receio de rasgar a alma e demonstrar todo o seu amor a partir das suas palavras. Esse é um dos momentos mais lindos da noite e – quase – todo mundo chora.

DETALHES FINAIS:

O último item do nosso checklist de casamento é por sua conta! Aqui, é para você verificar alguma surpresa que você queira fazer, algum detalhe que só você pensou ou o que você quiser.

Pronto! Agora você já tem um checklist de casamento completo para te guiar nessa difícil missão. E, para ajudar você só mais um pouquinho, disponibilizamos um checklist para você imprimir e se organizar melhor.

Se você ainda não escolheu o local que deseja realizar o casamento, conheça o buffet Espaço Pallazium. Sabemos que o sucesso da festa depende de quem faz, por isso, oferecemos um serviço de alto padrão de qualidade.

Continue navegando pelo nosso blog ou acesse nossas redes sociais para saber mais.